CAMPANHA LEITURA SOLIDÁRIA – UMA ABORDAGEM BILBIOTERAPÊUTICA

A Árvore das Letras, através do selo Alforria Literária, e a Casa da Criança “Alertas”, de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, firmaram uma parceria social, literária, educacional e cultural com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Direitos da Mulher.

O objetivo desse encontro é atuar no cuidado, afeto e equilíbrio emocional por meio dos livros e da literatura, envolvendo não apenas as crianças, mas todos os profissionais, como professoras, monitoras e demais funcionários e membros da equipe.

O trabalho será realizado de forma voluntária pela Árvore das Letras, utilizando a Biblioterapia de Desenvolvimento, que é o cuidado do Ser a partir das histórias, sejam elas lidas, narradas ou dramatizadas.

É meta dessa parceria a criação de uma biblioteca na Casa da Criança “Alertas” que funcionará junto a uma brinquedoteca, criando um espaço lúdico, de leitura e atividades educacionais e socioculturais.

Para isso, está sendo lançada a campanha Leitura Solidária, que acontecerá em duas frentes. A primeira envolve as obras do escritor Leandro Bertoldo Silva, em que cada livro do autor vendido em qualquer cidade do Brasil, 10% do valor será revertido à compra de novos livros infantis com potencial terapêutico a serem trabalhados tanto com as crianças como com toda a equipe e serão doados à “Alertas” para que seja criada a biblioteca da instituição.

A segunda diz respeito a doações de livros infantis que poderão ser encaminhados para a secretaria de Cultura, Turismo e Direitos da Mulher, que propôs ser um ponto de apoio para a arrecadação dos mesmos.

Além da doação dos livros, o trabalho conta com encontros de Biblioterapia, em que, a partir de temáticas, histórias são lidas e interpretadas e são feitos processos de dinamizações com o objetivo de integrar, acolher e apoiar, por meio da escuta afetuosa, uns aos outros, atuando no crescimento e desenvolvimento humanos.

A sua adesão a essa campanha é muito importante e bem-vinda! Quem quiser adquirir os livros do autor é só entrar em contato pelo whatsapp (33)98461-2688, ou pelo e-mail alforrialiteraria@hotmail.com.

Quem tiver livros infantis para doar também pode entrar em contato ou encaminhá-los à Secretaria de Cultura, Turismo e Direitos da Mulher, da Prefeitura de Padre Paraíso, situada na Praça dos Estudantes, nº 100.

Este é um trabalho piloto da Árvore das Letras e outras instituições serão contempladas.

A Casa da Criança “Alertas” atende 90 crianças de 0 a 3 anos de idade e fica na rua São Francisco, 539 – Bairro Bela Vista – Padre Paraíso/MG. No momento, por motivo da pandemia, as crianças estão sendo assistidas em casa. A instituição tem o seguinte quadro de funcionários:

Supervisora: Eliana Gomes Ramalho Ribeiro.

Presidente: Ednei Ferreira Silva.

08 professoras.

06 monitoras.

04 serviçais de limpeza.

04 cozinheiras.

01 nutricionista.

01 zelador.

01 vigia.

01 servidor administrativo.

Participe desta campanha. É só um livro, mas que tem o potencial de transformar vidas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s