ALFORRIA LITERÁRIA: DO SONHO À REALIDADE

Zesty olor Blocking

Quem me conhece sabe que eu sou um grande sonhador. Há quem diz que sou um tanto “quixotesco”, o que me agrada bastante, porque nessa vida há muitos moinhos de vento para enfrentar… Mas eu também gosto de fazer dos sonhos realidade, e foi aí que surgiu esta história de forma tão bonita quanto intensa e com uma rapidez das coisas que são para dar certo.

Eu Sou o Leandro Bertoldo Silva, escritor, criador da Árvore das Letras e do selo Alforria Literária, pelo qual publico os meus livros e de projetos alternativos da Árvore, assim como de escritores cujos trabalhos se identificam e dialogam com a proposta. Os livros são criados de forma totalmente independentes, através da máquina “Paula Brito”, um sistema de colagem, costura e prensagem, o que dá a eles uma identidade e conceito únicos colocando-os em um outro lugar que não somente o mercadológico.

Os livros da Alforria têm alma e poesia, não apenas internamente, mas em toda a concepção – da escrita ao material utilizado – até chegar às mãos do leitor, que passa a ter, também, não apenas um objeto, mas uma experiência viva e liberta de padrões. Temos em nosso catálogo os livros “Entrelinhas Contos mínimos”; “Janelas da Alma: uma tempestade íntima, um conflito, um retorno”; “Relicário pessoal – haicais” e o infantil “O Menino que Aprendeu a Imaginar”, todos eles de minha autoria, lidos e presentes em várias cidades dentro e fora de nosso Estado.

Temos, ainda, o livro “Cartas ao Tempo”, dos alunos do curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita, da Árvore das Letras, que alterna correspondências de Machado de Assis, Clarice Lispector com os próprios autores.

Publicamos, também, a coletânea de contos e crônicas “Memórias de um Tempo”, em parceria com a Escola Orlando Tavares, no Vale do Jequitinhonha, pelo projeto Escritores do Vale, em que transformamos alunos em autores.

Também, no Vale, lançamos o livro “Com-Fluências Pétalas Poéticas”, resultado da oficina (Re)Construção Poética, também da Árvore das Letras, com jovens da ASCAI – Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim.

Publicamos o infantil “As façanhas de Pituca e seus amigos”, da escritora e poetisa Antonia Aleixo Fernandes, de São Paulo, lançado na Casa das Rosas, na capital paulista, neste mês de agosto.

E, recentemente, “Um livro”, de Armando Ribeiro, uma coletânea de poemas do poeta/artesão, lançado no 36º FESTIVALE, em Belmonte, no Estado da Bahia, e na Terra do Sol Casa Ateliê, em Padre Paraíso, em Minas Gerais.

Há duas obras em andamento: o livro “Panapaná Voos Poéticos” – continuidade do projeto Escritores do Vale, a ser lançado em novembro deste ano, e o meu novo livro “Histórias de um certo Aarão e outros casos contados: das histórias e lendas de Belo Horizonte recontadas por um segurança que recebia, em seu serviço, a visita ilustre do fantasma de Aarão Reis”, com previsão de lançamento para 2020.

O que me deixa feliz é que todo esse catálogo se deu em apenas um ano e meio! Exatamente! De janeiro de 2018 a agosto de 2019 foram 9 lançamentos e duas obras em processo de escrita com muitos sorrisos e sonhos realizados. E ainda há muito mais por vir.

Mas o melhor de tudo isso é provar a possibilidade de uma nova forma de fazer literatura, e literatura de qualidade, o que significa que há outros caminhos que não a busca incessante e saturada pelo mesmo. É possível, portanto, inventar e reinventar caminhos, onde a arte literária se sobreponha aos padrões, dando aos escritores e leitores uma nova perspectiva e existência. Tudo começou com esse pensamento, exatamente como uma semente já transformada em árvore, ou, melhor dizendo, em Árvore das Letras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s