Curso

Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita

Se você já se perguntou:

  • “É realmente possível escrever bem e com prazer?”
  • “Posso melhorar gradativamente a minha escrita e me tornar uma referência em meu campo de atuação?”
  • “A leitura é mesmo um hábito possível de se alcançar a ponto de me apaixonar por ela?”

… Então você está no lugar certo!

Escrever é uma habilidade necessária para todas as pessoas. Para escrever com clareza é necessária uma anterior organização lógica do pensamento, podendo-se concluir que sem o pensamento logicamente ordenado não pode haver redação clara, inteligível. Isto significa que ensinar a escrever equivale a ensinar a pensar, tarefa obviamente impossível; no entanto, sugerir técnicas ou práticas que favoreçam o desenvolvimento do processo de redação é tarefa possível.

20160315_181900
Expressando na argila a compreensão de um poema antes do registro em palavras

A redação de um bom texto exige grande domínio do pensamento sobre as palavras. É preciso “capturá-las”, escolhê-las adequadamente, dominá-las para ordená-las em frases e parágrafos, como quem monta uma espécie de quebra-cabeça.

 

É com este objetivo que o curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso do vocabulário adequado, bem como o caminho para a solução dos erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns encontradas nas redações.

Porém, antes disso, faz-se necessário voltarmos nossos olhos para a leitura, que é a “matéria-prima” de nossas ideias, da riqueza de nossos pensamentos e fortalecimento de nossa visão de mundo. É ela que nos mune de “ferramentas” para um bom texto. Tão importante quanto escrever é saber ler e interpretar para que, através dessa prática, possamos alcançar qualidade em nossos argumentos e transpô-los para o papel.

20160810_173446
A família está sempre presente em apresentações de leitura
leitura-dramatica
Grupo de Leitura Dramática

A ênfase do curso, portanto, privilegia a leitura, a interpretação e a redação de diversos tipos de textos. No entanto, para atingir esse objetivo, tomamos o caminho inverso do comumente usado, isto é, ao invés de partirmos das técnicas para alcançarmos o prazer da escrita, iniciamos exatamente utilizando o prazer das palavras para encontrarmos o caminho das técnicas, preparando o aluno para alcançar resultados satisfatórios e práticos na arte de escrever bem.

20160317_170301
Diferentes formas de se trabalhar o texto que não somente o papel

Para isso, o curso inicia com o estudo do livro A Arte de escrever com Arte, de Ronald Claver, que traz vários exercícios práticos de escrita orientada para que o aluno perceba as artimanhas da escrita e seus diversos caminhos ou, como diz o próprio autor, as artes e manhas do gato. O curso conta ainda, além de um estudo específico de ortografia e frase, oração e período, com diversas dinâmicas de leitura individual e em grupos com o objetivo de estimular essa prática, auxiliar o desenvolvimento de habilidades de atenção e observação, incentivar a organização e a expressão de ideias, estimular o aumento e a fixação de vocabulário e incentivar a criatividade; tudo isso para alcançar o seu objetivo final, que é levar o aluno a produzir com mais propriedade redações de cunho narrativo, descritivo, dissertativo, informativo, publicitário, acadêmico e literário.

20160331_144820
Turmas reduzidas para o máximo de aprendizagem e produtividade
ciranda-ao-pe-da-arvore
Nossas aulas iniciam e terminam com uma pequena sessão de meditação passiva e ativa para preparar os alunos para a aprendizagem

E SE TUDO MUDA, POR QUE A EDUCAÇÃO NÃO?

É pensando nisso que o curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita está conectado ao futuro do ensino-aprendizagem. Podemos dizer que hoje os nossos alunos já nascem tendo a tecnologia como uma realidade e estilo de vida. A educação não pode se dar ao luxo de não utilizá-la. Em 2015 ministramos um curso online de redação para o Enem utilizando o gerenciador de vídeo hangout. O resultado nos permite agora, a partir de 2016, utilizar ainda mais a tecnologia para debates de livros (otimizando o tempo em sala de aula), seminários, fóruns, palestras com convidados, sempre aberto ao público, para que nossos alunos se interajam e pratiquem os conhecimentos adqueridos num verdadeiro “estudo vivo”, ou seja, pragmático. O curso faz uso de plataformas de ensino pela internet, onde os alunos têm acesso 24 horas de conteúdos relevantes complementando seus estudos, além de livros on-line e todo tipo de ferramenta útil aos seus desenvolvimentos.

amigos-leitores
Ponto de interação no WhatsApp
face
Nossa página já possui mais de 5000 pessoas que acompanham nossas publicações. Você pode fazer parte desta comunidade!

E VOCÊ! O QUE ESTÁ ESPERANDO PARA CONHECER ESSA NOVA

MANEIRA DE APRENDER?

Faça parte da nossa página no facebook e interaja conosco!

http://www.facebook.com/linguagemle

Se quiser obter mais informações ou tirar dúvidas, envie-nos um contato.

Ou se quiser falar diretamente comigo, ligue para (33) 8437-0072.

Venha estudar com a gente!

Será um grande prazer conhecê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s