SABER SE REINVENTAR É NÃO TER MEDO PARA FAZER AS MUDANÇAS QUE A VIDA PEDE

 

Saber se reinventar2

Por Leandro Bertoldo Silva

 

Há 7 anos venho ministrando ininterruptamente o curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita na Árvore das Letras.

Muitos foram e são os alunos de todas as idades que se beneficiaram e se beneficiam desse trabalho.

Mesmo agora com o que estamos passando, vivendo esses momentos de grande incerteza e angústia diante de uma crise econômica e de saúde mundial sem precedentes, que testa a nossa capacidade de adaptação, reinvenção e resiliência, não deixei os nossos alunos. Eles continuam os seus estudos de leitura e escrita através de videoaulas, audioaulas que passei a produzir, gravar e editar e também em aulas on-line, onde nos encontramos todos em horários específicos de estudo. Até a nossa meditação inicial não deixamos de fazer.

Esse é o verdadeiro poder do amor, onde é preciso se reinventar em uma proporção jamais vista. E isso é o que nos faz ser seres vivos, como a própria língua, mutável em sua natureza.

Será isso o prenúncio de uma nova abordagem?

O fato é que eu não quero mais voltar… É como se o que estamos vivendo fosse um grande divisor de águas. O que está acontecendo não me permite simplesmente voltar ao que era antes, ter a mesma rotina, o mesmo padrão de pensamentos e fazer tudo exatamente da mesma maneira, tanto porque acho que não será mais possível nos posicionarmos perante as coisas do mundo da mesma forma.

No que concerne ao meu trabalho de educação, o meu pensamento está daqui para frente; para trás não cabe mais. Não me vejo nos mesmos padrões repetitivos de uma sala de aula comum muitas vezes engessada em conceitos ultrapassados. Isso é velho ciclo, velha cultura. O mundo está pedindo mudanças e o novo está pedindo passagem. Só assim viveremos a pureza da nossa natureza em prol de criarmos um mundo mais fraterno, justo e igualitário a começar por nós mesmos e com as nossas verdades.

Neste momento, o mais importante é pensar em nos cuidarmos, tanto fisicamente quanto emocionalmente e fortalecer a nossa espiritualidade acreditando que tudo isso é uma mudança necessária. O mal vai passar e acredito que irá levar com ele tudo o que é velho e ultrapassado, seja nas relações humanas seja nos nossos trabalhos e a maneira com que enxergamos a vida. É claro que ainda continuarão existindo escolhas…

É preciso pensar que novas abordagens não são mais apenas um desejo, mas uma necessidade e que é preciso muita coragem para fazê-las com leveza, sim, mas com força e propósito.

Sigamos em frente. Sigamos atentos. Mudanças estão sendo feitas.

Enxerguemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s