[INFOGRÁFICO] PANORAMA GERAL DA LITERATURA BRASILEIRA – DE 1500 ATÉ OS NOSSOS DIAS

Por Leandro Bertoldo Silva

Você consegue definir?

Imagine um mundo formado por pedaços coloridos de vidro, sendo estes refletidos por espelhos, ocasionando, por meio de sua movimentação, imagens coloridas e diferentes em contínuas transformações…

Certamente, você associou essa descrição a um caleidoscópio, correto?

Correto. Mas não estou falando de um caleidoscópio comum, este do objeto cilíndrico, embora seja cilíndrico o mundo em que vivemos… Tudo bem, calma… O mundo não é cilíndrico, mas o cilíndrico é redondo… (rsrsrsr).

O que quero dizer?

Bem, imagine que você tenha olhos de vidros multifacetados, suas opções são inúmeras e o simples fato de saber que você pode mudar a realidade o fascina. Seu espírito é inquietante, corajoso e determinado, um desbravador de sentimentos que tem na palavra sua força de transformação.

Você sente as ideias fervilharem dentro de você. Sabe que o seu trabalho é libertá-las, pois o mundo depende disso e um dia o reconhecerá, mas, mesmo não reconhecendo, você precisa escrever… E cada palavra, cada frase, cada pensamento constrói uma época, um estilo, uma era…

Suas palavras ganham os livros, suas ideias ganham o mundo, às vezes aplaudidas, às vezes contestadas, e as páginas, manuseadas, se transformam num gigantesco caleidoscópio da humanidade…

Sabe do que estou falando?

Simplesmente de uma das artes mais fascinantes da humanidade, exatamente porque, como os pedacinhos de vidro que mudam o tempo todo, vai se formando nas indefinições, nos contrastes, nas inquietações… E são desses estímulos, alimentados por mentes talentosas e um profundo senso crítico e estético de sua época – e são muitas – que ela surgiu desde os primórdios de nossa descoberta: a literatura!

Essa arte magnífica, responsável por pensamentos como de Oswald de Andrade, ao afirmar, que “antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.”

E isso nos impulsiona a pensar, a refletir… E a devida inserção desses pensamentos vai, como foi, construindo nossa realidade e moldando nossa existência.

Parece interessante?

Então veja abaixo, no infográfico, um panorama geral da literatura brasileira, de 1500 até os nossos dias, e perceba como a nossa história é formada por conceitos e (des)conceitos que vão se construindo num verdadeiro caleidoscópio cultural, o que faz da nossa existência uma arte extraordinária.

panorama-geral-da-literatura-brasileira

Gostou de acompanhar essa evolução histórica das letras? Veja, então, uma seleção (nada fácil de fazer) de 10 obras – cada uma retratando uma época específica. Esta é a “minha” lista, você pode fazer a sua.

A propósito, que tal mencionar logo abaixo nos comentários quais obras e escritores fariam parte da “sua” lista? Isso irá aumentar ainda mais as indicações e o nosso panorama literário. Vamos lá?

carta-a-el-rei-dom-manuel-sobre-o-achamento-do-brasil

Curtiu esse conteúdo? Então lembre-se!

COMPARTILHAR É SE IMPORTAR!

Mostre para uma pessoa querida que você se importa com ela.

Compartilhe esse conteúdo e me ajude a fomentar a leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s