POR QUE BATIZEI AS MINHAS PRENSAS DE “PAULA BRITO”?

Francisco de Paula Brito (1809-1861), afrodescendente como Machado de Assis, foi figura importante nos primórdios do mercado editorial no país. Segundo Machado de Assis, “o primeiro editor digno desse nome que houve entre nós”. Pioneiro no ramo tipográfico no Brasil, facilitou e promoveu a publicação de escritos de jovens autores que buscavam oportunidades, incentivou a leitura, a circulação de ideias e os contatos entre figuras notórias da vida social do Rio de Janeiro. A tipografia de Paula Brito era responsável não apenas pela impressão de diversos escritos, mas também pela produção editorial de muitos deles. Além de ter sido a primeira a publicar um livro de autoria de Machado de Assis – Desencantos: fantasia dramática (1861) – foi o local onde o jovem Machado de Assis conheceu muitos escritores, artistas e políticos importantes, alguns dos quais se tornariam seus incentivadores e amigos.

Para quem é um escritor artífice como eu que edita e publica os seus próprios livros e também de amigos escritores, como Ricardo Albino, Armando Ribeiro, Antonia Aleixo, Valéria Cristina da Costa, Bhuvi Libanio, Araci Cachoeira e Lívia Ferreira, creio estar bem respondido.

O que mais me deixa estimulado neste trabalho de escrever e fazer nascerem outros autores e autoras é ver fortalecida a literatura independente e a possibilidade de novos caminhos porque, sim, eles existem, e se não existirem podemos construí-los.

Caso queira conhecer os meus livros, saber mais sobre as prensas, o selo Alforria Literária da Árvore das Letras e o nosso conceito de publicação sustentável, entre e fique à vontade. Visite este site. Quem sabe você não possa fazer parte desse processo?

Forte abraço!
Leandro Bertoldo Silva.


Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em “POR QUE BATIZEI AS MINHAS PRENSAS DE “PAULA BRITO”?”

  1. Uma escolha muito acertada e digna de todo respeito e admiração dada a sua companheira de madeira, para a produção artístico literária! Paula Brito!
    Ela consegue descrever você e seu labor perfeitamente, caríssimo amigo Leandro Bertoldo!
    Um ser humano sensível e tocado pelas artes em todos os seus segmentos. Inspirar-se, escrever, corrigir, diagramar, criar a capa, produzir, cortar, costurar, montar. Você faz acontecer! Desde a concepção ao parto de uma obra! Meus sinceros aplausos, respeito e admiração ao seu trabalho sempreeeee! Um forte abraço!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, obrigado, minha amiga! Fico muito, mas muito feliz mesmo com suas palavras, principalmente porque você sabe muito bem o tamanho desse trabalho e dessa missão e escolha pelas letras que também é sua. Vamos juntos, sempre!

      Curtir

Deixe um comentário