Por Leandro Bertoldo Silva
Você consegue definir?
Imagine um mundo formado por pedaços coloridos de vidro, sendo estes refletidos por espelhos, ocasionando, por meio de sua movimentação, imagens coloridas e diferentes em contínuas transformações…
Certamente, você associou essa descrição a um caleidoscópio, correto?
Correto. Mas não estou falando de um caleidoscópio comum, este do objeto cilíndrico, embora seja cilíndrico o mundo em que vivemos… Tudo bem, calma… O mundo não é cilíndrico, mas o cilíndrico é redondo… (rsrsrsr).
O que quero dizer?
Bem, imagine que você tenha olhos de vidros multifacetados, suas opções são inúmeras e o simples fato de saber que você pode mudar a realidade o fascina. Seu espírito é inquietante, corajoso e determinado, um desbravador de sentimentos que tem na palavra sua força de transformação.
Você sente as ideias fervilharem dentro de você. Sabe que o seu trabalho é libertá-las, pois o mundo depende disso e um dia o reconhecerá, mas, mesmo não reconhecendo, você precisa escrever… E cada palavra, cada frase, cada pensamento constrói uma época, um estilo, uma era…
Suas palavras ganham os livros, suas ideias ganham o mundo, às vezes aplaudidas, às vezes contestadas, e as páginas, manuseadas, se transformam num gigantesco caleidoscópio da humanidade…
Sabe do que estou falando?
Simplesmente de uma das artes mais fascinantes da humanidade, exatamente porque, como os pedacinhos de vidro que mudam o tempo todo, vai se formando nas indefinições, nos contrastes, nas inquietações… E são desses estímulos, alimentados por mentes talentosas e um profundo senso crítico e estético de sua época – e são muitas – que ela surgiu desde os primórdios de nossa descoberta: a literatura!
Essa arte magnífica, responsável por pensamentos como de Oswald de Andrade, ao afirmar, que “antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.”
E isso nos impulsiona a pensar, a refletir… E a devida inserção desses pensamentos vai, como foi, construindo nossa realidade e moldando nossa existência.
Parece interessante?
Então veja abaixo, no infográfico, um panorama geral da literatura brasileira, de 1500 até os nossos dias, e perceba como a nossa história é formada por conceitos e (des)conceitos que vão se construindo num verdadeiro caleidoscópio cultural, o que faz da nossa existência uma arte extraordinária.

Gostou de acompanhar essa evolução histórica das letras? Veja, então, uma seleção (nada fácil de fazer) de 10 obras – cada uma retratando uma época específica. Esta é a “minha” lista, você pode fazer a sua.
A propósito, que tal mencionar logo abaixo nos comentários quais obras e escritores fariam parte da “sua” lista? Isso irá aumentar ainda mais as indicações e o nosso panorama literário. Vamos lá?

Curtiu esse conteúdo? Então lembre-se!
COMPARTILHAR É SE IMPORTAR!
Mostre para uma pessoa querida que você se importa com ela.
Compartilhe esse conteúdo e me ajude a fomentar a leitura.
Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.