Por Leandro Bertoldo Silva
Olá, amigos e amigas das palavras!
Que a arte da literatura possa tecer nossos caminhos de força e luz .
Fiquei alguns dias sem postar por aqui avaliando se fazia sentido fazer uma pausa em dezembro e cheguei à conclusão de que sim, este é o momento certo para desacelerar, revisar o que construí ao longo do ano e reorganizar as bases do que quero fortalecer em 2026.
Estou há algumas semanas refinando meu posicionamento como escritor independente e artesão e também facilitador de Biblioterapia e escrita, ou seja, todo o meu trabalho, e quero alinhar toda essa narrativa para sustentar tudo isso a fim de ofertar coisas ainda mais relevantes às pessoas.
Então percebi que preciso desse espaço de tempo para ajustar a direção do meu trabalho. É uma pausa intencional para que tudo volte com mais clareza, propósito e força.
E, convenhamos, dezembro é aquele mês em que a vida nos pede pausa e reflexão, além da organização da casa, receber a família, organizar viagens, comprar presentes… E eu definitivamente não quero que o blog vire mais uma aba aberta na sua mente. Sei bem como é ver mensagens que amamos virar algo para “ler depois”, sem esquecer que o “depois às vezes nunca chega”.
Por isso, estamos oficialmente de férias!
Só que antes de eu desejar boas festas, tenho um detalhe que irei adiantar para vocês.
As publicações no blog em 2026 passarão por uma mudança estrutural e substancial: os artigos, contos, crônicas, poesias não serão mais acompanhadas por imagens (como nesse texto aqui). Sendo um site literário, ele definitivamente é feito para quem gosta de ler e escrever com intenção e profundidade, diferente da superficialidade das redes. Assim, o objetivo será priorizar a clareza e a beleza textual em detrimento do visual. Esse ficará a cargo da interpretação e imaginação dos leitores e leitoras. Portanto, o blog seguirá um caminho mais minimalista no melhor da expressão “menos é mais”. Teremos mudanças também na condução das publicações, mas sobre isso falarei depois.
Agora sim.
Desejo que o final de ano de todos seja leve, significativo e com muitas histórias para ler, escrever e contar.
Que vocês saibam escolher onde colocar suas energias, com a mesma generosidade que dedicam a tantos outros. Dezembro sempre traz balanço, memórias, reorganizações. No meio disso tudo, espero que vocês também encontrem momentos seus, espaços que respiram e celebram o agora, porque é isso que fica na memória e, quem sabe, pode ser escrito…
Nos vemos no dia 07 de janeiro para abrir 2026 com novidades que estou muito animado para contar a vocês.
Até lá!
Forte abraço! – Leandro Bertoldo Silva.
Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.