ALGUMA VEZ VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR?

Por Leandro Bertoldo Silva

Alguma vez, ao entrar em uma livraria e pegar um livro exposto na estante, já se perguntou de onde ele veio? Considere estar diante de uma seção que goste muito, seja literatura brasileira, estrangeira ou até mesmo autoajuda. Muito provavelmente você passeia por eles escolhe uma obra em meio a centenas delas influenciado pela beleza da capa e perfeição de sua aparência e o leva para casa.

Dificilmente ou quase nunca você pensa em quem o fez, e eu não estou a falar do autor ou autora. Refiro-me, além deles, de quem cortou os papéis, de quem uniu e alinhou suas páginas, preparou a lombada, colou e costurou, entre tantas outras etapas. Talvez você pense agora ser isso uma bobagem, pois aquele livro foi feito em série e, sendo assim, nada que uma gráfica não possa resolver.

É exatamente aqui o ponto da questão, ou melhor, o ponto de onde existe algo muito especial: alma!

Um livro artesanal feito à mão tem alma porque é muito além de um objeto, muito além de um amontoado de papéis impressos colados mecanicamente; é uma peça única, por mais que tenha mais deles, pois todos foram feitos um a um com dedicação e autenticidade. Cada detalhe de um livro artesanal é cuidadosamente pensado, executado com a máxima paciência e destreza, tornando cada exemplar uma verdadeira obra de arte. Desde a escolha dos papéis até a encadernação final, passando pela costura, pela elaboração e ousadia artística e estética, muitas vezes genuínas e longe do puramente convencional, confere ao livro feito à mão um valor emocional não encontrado nos demais.

Nesses livros floresce uma experiência sensorial incomparável. Folheá-los é entrar em contato não apenas com as histórias ali escritas, mas viver uma profunda conexão com o fazer humano. Um livro artesanal não é um produto, é algo exclusivo onde o leitor e a leitora são partes primordiais do processo, pois tudo é feito para dar-lhes significado.

É com esse sentimento que o livro Para sempre, amanhã é feito, assim como todos os livros da Árvore das Letras. Não por acaso utilizamos como selo editorial o nome Alforria Literária, para saborear o prazer da liberdade.

_______________________

E você já sabe!

Se desejar fazer parte da “Lista de Transmissão Para sempre, amanha” no WhatsApp e acompanhar cada passo do processo de produção e confecção deste livro, participar de sorteios e ter acesso a muito material interessante do mundo da encadernação é só enviar mensagem para o WhatsApp (33)98461-2688 e falar diretamente comigo.

Se quiser participar da pré-venda do livro e recebê-lo autografado com valor promocional até o lançamento no dia 17 de setembro deste ano, que será na FLIM – Festa Literária Val do Mucuri, em Teófilo Otoni, é só clicar no link abaixo.

Forte abraço e até a próxima.


Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário