UM LIVRO, UMA TRAVESSIA

Por Leandro Bertoldo Silva

Imagine um livro a transpor fronteiras…

Imagine um livro a viajar pelos continentes…

Imagine histórias a serem lidas além mar…

“Para sempre, amanhã” está a me proporcionar não somente essas experiências ao chegar em Angola, mas principalmente em viver o prazer da amizade selada e eternizada pelo amor às palavras.

Aqui neste vídeo apresento a todos Emílio Cinco Reis, a quem a poesia acolheu pelo nome de Nasapulo Kapiãla.

Nasapulo está nesse livro de forma sutil, delicada, mas com a força de uma afeição a construir novas possibilidades.

O livro será lido lá como sua poesia conhecida aqui, juntamente com uma obra carregada de sentimentos.

Afetos, abraços, surpresas, descobertas… São muitas histórias forjadas nas vivências que trazem por trás das mesmas outras histórias a contar, como a que vai neste vídeo.

Disponha, Nasapulo. Vamos juntos.

_______________________

Aqui vão dois convites:

Quem desejar fazer parte da “Lista de Transmissão Para sempre, amanha” no WhatsApp e acompanhar cada passo do processo de produção e confecção de um livro artesanal, participar de sorteios e ter acesso a muito material interessante do mundo da encadernação é só enviar mensagem para o WhatsApp (33)98461-2688 e falar diretamente comigo.

Para quem quiser saber mais a respeito e receber o livro “Para sempre, amanhã” autografado com valor promocional até o lançamento no dia 17 de setembro deste ano, que será na FLIM – Festa Literária Val do Mucuri, em Teófilo Otoni, é só clicar no link abaixo.

https://forms.gle/7F5WRyu7GttX7Tk28

Forte abraço e até a próxima.

DEPOIMENTOS QUE INSPIRAM

Por Leandro Bertoldo Silva
Carolina Bertoldo
Elisa Augusta de Andrade Farina

Em uma produção de livro nunca estamos sozinhos. Por mais que ele inicia na escrita e, aí sim, é um momento somente do autor e autora, muitas pessoas fazem parte de sua existência.

No caminho há consultas aos amigos, opiniões colhidas na flor das primeiras páginas e também das últimas; há quem ofereça coragem para acreditar no possível e no impossível para seguir adiante.

Quero trazer aqui a presença em palavras de duas dessas pessoas incríveis na jornada deste “Para sempre, amanhã”: Carolina Bertoldo e Elisa Augusta de Andrade Farina.

Carolina passeou pelo livro com o olhar cuidadoso de quem inicia profissionalmente no que tanto gosta de fazer — revisar textos, mas encontrou além do que procurava.

Elisa, com a sensibilidade que lhe é peculiar, presenteou-me com o prefácio dessa obra, a eternizar ainda mais nossa amizade.

Deixo, pois, para apreciação de todos e também a mim, esses dois depoimentos muito carinhosos.

Carolina Bertoldo

Ao abrir essa obra “Para sempre, amanhã”, que é uma verdadeira Janela da Alma me deparei com muitas histórias que já havia escutado algumas vezes na vida. Umas contadas pelo próprio autor do livro, que é também meu tio e padrinho e outras pelos meus avós, bisavó e até minha mãe.

Olhar por uma janela é sempre uma novidade e na verdade eu tenho medo de janelas, principalmente a noite quando vira breu e não se sabe ao certo o que está olhando! Mas essa em especial já era conhecida, foi um reencontro sem medo! Reencontrei nas linhas desse livro histórias familiares, cheias de saudades e amor e relendo-as agora, na íntegra dos fatos pude entender e curtir muito mais esses causos. Com alguns eu ri, com outros me emocionei, e outros ainda me surpreendi e descobri partes que ou nunca foram contadas ou eu apenas não lembrava.

Ganhei de presente revisar um livro cheio de boas lembranças e de fácil leitura. Livro leve que te prende a ele e te dá a maior vontade de procurar uma Janela, abrir as páginas e deixá-las tocar a Alma!

Elisa Augusta de Andrade Farina

Em épocas como a que vivemos hoje, é difícil encontrar uma obra literária com tanta sensibilidade, coerência e amor.

 O autor vai com maestria organizando as costuras existenciais advindas de uma memória repleta de momentos indeléveis.

Um escrito com respingos de saudade e realidade

Uma obra que inspira os leitores a explorar novas dimensões da imaginação e acercarem-se da singularidade das expressões criativas e poéticas num todo.

_______________________

Bem, creio que o título dessa publicação fica, assim, explicado!

Obrigado Carol e Elisa por suas palavras.

E quero deixar aqui dois convites:

Quem desejar fazer parte da “Lista de Transmissão Para sempre, amanha” no WhatsApp e acompanhar cada passo do processo de produção e confecção de um livro artesanal, participar de sorteios e ter acesso a muito material interessante do mundo da encadernação é só enviar mensagem para o WhatsApp (33)98461-2688 e falar diretamente comigo.

Para quem quiser saber mais a respeito e receber o livro “Para sempre, amanhã” autografado com valor promocional até o lançamento no dia 17 de setembro deste ano, que será na FLIM – Festa Literária Val do Mucuri, em Teófilo Otoni, é só clicar no link abaixo.

https://forms.gle/7F5WRyu7GttX7Tk28

Forte abraço e até a próxima.

PROCESSO DE PRODUÇÃO “PARA SEMPRE, AMANHÔ

Por Leandro Bertoldo Silva

Escrever um livro já é algo extraordinário; confeccioná-lo é especial e encantador. Cada etapa, desde a escolha dos papéis, a furação, a costura, a cor da linha, a aplicação das guardas e capas é uma história sendo contada em tempo real a acolher outras histórias escritas anteriormente.

Nesse processo tudo é muito importante: o toque das mãos, o olhar cuidadoso, o tempo das esperas para ver unidos o sonho e a realidade. Tudo é muito mágico. Compartilho nesse vídeo um pedacinho desse sentimento e do prazer em ver nascer algo que é, ao mesmo tempo, uma obra de arte e um reflexo do próprio coração.

_______________________

Amigos leitores e leitoras, a campanha de pré-venda do livro PARA SEMPRE, AMANHÃ continua aberta. Ela irá até o dia do lançamento, 17 de setembro deste ano. Quem desejar receber o livro autografado com valor promocional no dia do evento na FLIM – Festa Literária Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni ou mesmo em casa em qualquer cidade do Brasil, é só entrar neste link https://forms.gle/7F5WRyu7GttX7Tk28 e preencher o formulário.

Um forte abraço e até a próxima!

Leandro.

PAPÉIS E AFETOS

Por Leandro Bertoldo Silva

Hoje quero falar sobre uma das etapas mais importantes na confecção dos livros artesanais. Aliás, é um dos aspectos a diferenciá-los e torná-los tão especiais.

Uma das coisas essenciais na encadernação artesanal para a feitura de qualquer projeto é a escolha dos papéis. Não se trata apenas de uma mera casualidade ou escolha arbitrária, é antes uma questão de afetos. É preciso ter sentimento pelo papel. Ele deve comunicar algo em nossos corações e essa relação precisa ser recíproca, sem a qual as formas não acontecem.

Existe um verdadeiro diálogo entre o artífice e a matéria da sua criação. Pelo menos é assim que acontece comigo e meus livros costurados à mão. Nossa comunhão inicia na sutil leveza das sensações. Quando penso um livro o visualizo pronto e é possível sentir o seu toque, até mesmo o seu cheiro. Quase sempre ele existe primeiro do que o texto. É comum eu escrever já sabendo a morada das minhas palavras.

O papel é mais do que um simples suporte, é onde a história acontece. Junto dele, além do toque, está a textura, a cor a transmitir emoções muito além do conteúdo escrito.

Ter afeto pelo papel, valorizar o cuidado da sua manipulação é um gesto de carinho e respeito pelo livro, onde cultivamos uma conexão sensorial e emocional por quem o irá ler. O papel é, portanto, uma poesia silenciosa cheio de memórias.

Foi dessa forma que meu novo livro passou a existir. PARA SEMPRE, AMANHÃ é fruto desses afetos por dentro e por fora como numa espécie de fotografia, onde a materialidade do papel traz junto de si o retrato de nossas existências.

Tenho uma maneira muito particular de ver as coisas. Tudo para mim precisa fazer sentido, porque do contrário não funciona. Nada é exatamente aquilo que se mostra. Há algo maior em tudo. Se você pegar um livro e olhar para ele, verá a sua forma e nada mais. Mas, se pegar um livro artesanal e olhar atentamente sentirá, mesmo sem conhecer ainda a história ali contida, uma espécie de completude, uma emanação quase mágica. É algo sutil, mas possível de perceber. Nessa hora irá enxergar muito além de um objeto ou um caminho unilateral, mas um lugar de transcendência, uma conformidade entre autor, leitor e natureza.

Por isso gosto da artesania do livro, sem a qual me sentiria incompleto. Eu preciso “ser o livro”, sentindo-o à medida que escrevo. Assim, os papéis não são simplesmente escolhidos como não basta a uma capa ser simplesmente bonita; é preciso haver uma fusão de todos os elementos vivos, uma concepção afetuosa a originar não em mais um livro, mas algo com a potencialidade de um abraço.

_______________________

Amigos leitores e leitores, a campanha de pré-venda do livro PARA SEMPRE, AMANHÃ continua aberta. Ela irá até o dia do lançamento, 17 de setembro deste ano. Quem desejar receber o livro autografado com valor promocional no dia do evento na FLIM – Festa Literária Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni ou mesmo em casa em qualquer cidade do Brasil, é só entrar neste link https://forms.gle/7F5WRyu7GttX7Tk28 e preencher o formulário.

Um forte abraço e até a próxima!

Leandro.

LIVRO ARTESANAL: UMA TRAJETÓRIA VIVA

Por Leandro Bertoldo Silva

Olá, queridos leitores e leitoras!

Quero convidar vocês a embarcarem comigo em uma jornada especial: o processo de produção e confecção do meu livro PARA SEMPRE, AMANHÃ. Sendo ele um livro artesanal, vocês poderão acompanhar de perto a magia de transformar ideias em um livro feito à mão, cheio de significados e personalidade. Será uma experiência única onde irei compartilhar os momentos específicos da confecção, mas também os desafios e superações que um escritor independente como eu passa para poder entregar nas mãos dos leitores uma obra feita com muito carinho e dedicação.

O livro estará pronto para o lançamento em setembro deste ano na FLIM – Festa Literária Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni, e terão outros lançamentos. Até lá pretendo mostrar os bastidores de cada etapa da produção, os encontros, costuras, escolhas dos papéis, locais, conversas, experiências, depoimentos e será maravilhoso ter vocês ao meu lado.

Aqui no blog terão matérias completas e nas redes sociais pequenos teasers do processo. E se você quiser ter um acompanhamento ainda mais personalizado e participar de sorteios, ter acesso em primeira mão de trechos escolhidos, concorrer a brindes relacionados ao livro é só solicitar sua entrada na lista de transmissão do WhatSapp, enviando mensagem para (33)98462-7055.

Muito obrigado pelo apoio e pelo interesse. Espero que vocês se sintam inspirados a acompanharem cada passo dessa aventura comigo.

E para começar, quero apresentar o projeto estrutural do livro, cuja capa e guardas são costuradas ao miolo em uma releitura do estilo Sewn Boards Binding, dando a ele um aspecto contemporâneo e muito elegante. Além disso, ele é todo costurado à mão, sendo o miolo do livro de papel reciclado, demonstrando um valor importante na preservação do meio ambiente, através do uso de recursos renováveis.

 Ao longo da nossa caminhada irei mostrar os detalhes da costura e da estruturação desse livro. Por hora, digo que a obra é resultado de originais primeiramente escritos à mão, e isso tem um motivo. Mas antes, deixe-me falar do que se trata o livro.

PARA SEMPRE, AMANHÃ é uma obra que vem dialogar com as nossas memórias em uma mescla de realidade e ficção e mostrar a importância de registrar histórias.

Escrito em crônicas e contos e baseado no pensamento de Mia Couto de que “um bom livro acaba por nos empurrar para a escrita”, o livro convida não apenas à leitura, mas também ao desejo de escrever as próprias memórias.

E aqui entra a escrita à mão!

A atual geração, principalmente de jovens, pelo uso exagerado da tecnologia, está lentamente perdendo o costume do registro escrito. Além de muitos estarem, inclusive, com dificuldade na caligrafia e apresentarem desconforto físico, o que é uma realidade preocupante em termos cognitivos, essa proposta vem contribuir para o incentivo a essa prática e mostrar que todas as pessoas, com interesse ou não de publicação, podem também escrever suas memórias e deixá-las para a posteridade com um toque de humanização tão necessário nos tempos atuais. PARA SEMPRE, AMANHÃ, portanto, nasceu dessa escrita. É claro que foi digitado, houve revisão e reescrita dos textos para serem transformados em livro, mas os originais permanecerão intactos em um caderno também feito à mão a ser sempre exposto em lançamentos e eventos.

Falando em lançamento, você já fez a sua reserva na pré-venda?

O lançamento do livro acontecerá no dia 17 de setembro de 2025, na FLIM – 2ª Festa Literária Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni/MG. Os mesmos serão entregues autografados no lançamento ou enviados pelo Correio a partir do dia 22 de setembro de 2025, após a Festa Literária.

Você pode fazer sua reserva aqui neste link https://forms.gle/7F5WRyu7GttX7Tk28

Tenho muito a mostrar desse processo, os bastidores do trabalho artesanal, das inspirações, depoimentos de leitores e leitoras de quem se envolveu comigo nessa jornada e muito, muito mais. Por isso, será um prazer compartilhar tudo isso com você. Afinal, todos os amanhãs serão eternos.

Um forte abraço e até a próxima!

Leandro Bertoldo Silva.