TEMPO DE HISTÓRIAS E VIRTUDES – CONFRATERNIZAÇÃO 2024 DAS TURMAS INFANTIS DA ÁRVORE DAS LETRAS

Por Leandro Bertoldo Silva e Geane Matos
Vídeo: https://www.instagram.com/cleiton_fotografias/

A leitura é uma das melhores maneiras de salvar a humanidade e, por consequência, a nós mesmos. O motivo é muito simples: a leitura nos convida à empatia, essa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Uma vez que isso acontece por meio da catarse, da identificação e interiorização das histórias, personagens e suas abrangências de sentimentos, sejam amores ou dores, passamos a entender o outro profundamente em sua essência. É o suficiente para não mais existirem conflitos de qualquer natureza. Por conseguinte, a paz se instaura, a escuridão se finda e a luz se acende.

Ontem finalizamos as atividades das crianças das turmas Lygia Bojunga e Pierre André, da Árvore das Letras, onde mostramos como as várias virtudes trabalhadas ao longo do ano se mostraram nas histórias escolhidas e lidas por elas. Fidelidade, amor, temperança, polidez, pureza, generosidade, paciência, entusiasmo, doçura, misericórdia, responsabilidade, amizade, compaixão, perseverança, disciplina, prudência, bom humor, gratidão, simplicidade, justiça, trabalho, humildade, tolerância e coragem fizeram-se presentes no final inesperado do Mapinguari, ao ensinar o caçador a verdade da vida. João da água mostrou o caminho das flores, enquanto o Sapo Sapeca, que vivia a pular e a chorar, encontrou o motivo do sorriso. O que dizer de uma menina que engarrafava nuvens descobrir o segredo da liberdade? E o amor, um dos mais nobre sentimentos, conseguiu, através de poucas palavras e muitos silêncios, mostrar a vitória da união em um estranho país onde falar pode custar muito caro.

Agradecemos a cada criança pelo convívio-oásis e convívio-arco-íris que nos proporcionaram, ao tornar nossas semanas momentos de esperança no futuro. Obrigado a cada pai, mãe, avós, irmãos, tios e demais responsáveis pela confiança em nosso trabalho e por acreditarem em tudo isso. Como Phileas, personagem do livro “A Grande Fábrica de Palavras”, guardamos também, entre centenas de cocozinhos de cabrito e puns de coelhos, uma palavra para que desperta nosso desejo e também das crianças para o ano que vem. Sabe qual palavra é?

MAIS!!


Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em “TEMPO DE HISTÓRIAS E VIRTUDES – CONFRATERNIZAÇÃO 2024 DAS TURMAS INFANTIS DA ÁRVORE DAS LETRAS”

  1. Eu não estava lá pessoalmente,mas estou com essas lindas crianças no coração e no pensamento sempre e ver o vídeo e as fotos para mim foi um presente de aniversário. Parabéns Leandro,Geane e criança por tudo de lindo que vocês fazem

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário