ERA UMA VEZ… UMA NOVA JORNADA JÁ VAI COMEÇAR.

Por Leandro Bertoldo Silva

Acordei cedo. Aquela sexta-feira haveria de ser diferente. Já em minha caminhada matinal fui absorvendo as boas energias daquele dia ao pressentir encontros e abraços antigos e a alegria comovente dos novos. Era o dia do reencontro. Mais a tarde seria o retorno da turma Lygia Bojunga, a reunião semanal de leitura com as crianças.

Não por acaso, o nome da turma ser exatamente da autora do livro A Bolsa Amarela, onde Raquel guardava todas as suas vontades e personagens inventados que iam crescendo, crescendo até a bolsa engordar. A turma, antes com Beatriz, Isabelle e Lorenzo, passou a ter a companhia de Júlia, Lara e Gabriela.

Preparamos, eu e Geane, tudo com muita calma, a sala, os livros, o violão para a nossa receptividade e relaxamento inicial, o tapete para as crianças se sentarem, os jogos associados às histórias e, claro, muito, muito carinho e alegria para que elas pudessem absorver e verdade daquele lugar de um modo diferente.

Talvez a nossa pretensão seja romântica demais. Talvez seja exagerada ou até louca para os dias de hoje. Não importa. Tudo o que desejamos é perceber as crianças enxergarem a leitura como um divertimento, como algo que vale a pena se debruçar, como um gosto do mais delicioso doce sem exagerar no açúcar e poder ser degustada sem moderação, uma amiga, uma companheira com as páginas sempre disponíveis a levá-las a um mundo mágico a fazer toda a diferença em seus futuros. Já nos damos por satisfeitos.

Bem-vindas, crianças! Era uma vez… Uma nova jornada já vai começar.

________________________

É isso que acontece quando crianças descobrem a leitura e como ela é a coisa mais divertida do mundo. É preciso proporcionar outra forma de se relacionar com os livros e com as histórias… Acredite, isso é possível!

Forte abraço!
Até a próxima.


Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 comentários em “ERA UMA VEZ… UMA NOVA JORNADA JÁ VAI COMEÇAR.”

Deixe um comentário