TEATRO, MEMÓRIAS, ENCONTROS E REENCONTROS

Por Leandro Bertoldo Silva

O teatro foi a primeira grande mudança nos rumos da minha vida. Foi ele o responsável por apresentar pessoas até hoje presentes ao fazer de mim quem eu sou. Sou filho do antes e do depois dessa existência. Nele soube até mesmo o significado do amor mais verdadeiro. Foi em uma sala de ensaio que adentrou quem hoje é minha esposa – Geane Matos – e com ela e nossa filha formamos, junto aos amigos e amigas, uma imensa família.

Mas o tempo passou, outras mudanças ocorreram até mesmo de cidade, outras artes vieram e o teatro, tão amado, ficou apenas na lembrança.

Doce engano!

Quando menos se espera, aquilo já considerado passado mostra que nunca deixou de estar ali, só ganhou alguns ajustes.

Antes eu representava personagens. Vivia os acontecimentos pelo lado do ator, mergulhava na consciência das nuances mais profundas por quem os escrevia; hoje passei eu a escrever historias, me sentir criador de existências, relações, conexões e magias. Transformei-me em escritor.

E não é que a vida ainda tinha mais um capítulo a apresentar?

— Leandro, quero que vocês dirijam o nosso próximo espetáculo.

— O quê?

— O que você ouviu. Precisamos de um novo espetáculo infantil e quero que você e Geane dirijam.

Foi o que me disse André Luiz, o diretor do Grupo In-Cena de Teatro, de Teófilo Otoni.

Assim, em 5 meses, O menino que aprendeu a imaginar – a minha escrita de estreia literária – ganhou os palcos levando-me de volta a eles, agora como dramaturgo e diretor, tendo junto de mim a mesma menina da salinha de ensaio…

Ver ganhar vida o que há muito tempo existiu apenas na minha imaginação é algo difícil de ser explicado. O menino que havia virado livro agora virou cena, ganhou cores, figurinos, iluminação, músicas e até uma carroça de histórias.

A magia do teatro acordou fortalecida pela literatura.

Trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Ver essa arte pulsando, transbordando de dentro de nós a ganhar o coração das pessoas é maravilhoso demais! Estou muito feliz por cada um dos atores: Saulo, Lívia, Júnior e Keven, Marcela – diretora musical – o pessoal da produção e da técnica, cenografia, Alisson – nosso figurinista – e todos que ajudaram a construir esse espetáculo, como Gildásio Jardim, com sua arte linda do Vale do Jequitinhonha formando os painéis do cenário. Tenho em mim um sentimento enorme de amor e gratidão.

Quero agradecer ao amigo e irmão Pierre André, pela construção da nossa carroça, que é de onde o espetáculo acontece, e também por estar comigo no lançamento do livro “O menino que aprendeu a imaginar”, encerrando o “Sábados Literários” de 2023. Estendo a minha gratidão à amiga Luzia, que trouxe o maravilhoso coral Ase de BH para deixar ainda mais lindo esse momento. E, claro, um agradecimento muito, muito especial às amigas Rosi e Maria de Almeida, nossa Mariquinha, e Regina pela presença nas ações que dedicamos tanto para fazer acontecer. Obrigado pelo dia incrível que passamos juntos. Incluo no agradecimento todos os amigos e amigas que há tempos não encontrava e que a arte teve a generosidade de reunir no local mágico do teatro.

E há uma pessoa que quero deixar também o meu agradecimento e um carinho muito especial: André Luiz! André, muito obrigado pela confiança, pelo acolhimento pela paciência e por essa amizade imensa. Obrigado por enxergar em nós, eu e Geane, aquela história de que por mais que andamos nunca saímos das palmas das mãos de Deus…

________________________

Pois é, sempre que criamos um trabalho vem logo à cabeça um monte de questionamentos: “será que está bom? Será que vai chegar nas pessoas? Aquela cena irá funcionar? E aquela outra?”

E aí aparece como vindo de Dioniso o comentário de uma professora de que foi o espetáculo mais lindo que ela viu em toda sua vida… Bem, é a resposta que precisávamos. Concordo: agora é ganhar estrada e cada vez com mais magia. Nasceu!!

Forte abraço!

Até a próxima.


Descubra mais sobre Por uma literatura de identidade própria - Escrever é costurar ideias com as mãos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em “TEATRO, MEMÓRIAS, ENCONTROS E REENCONTROS”

  1. Assino com essa professora.
    Lindíssimo, emocionante e de uma energia contagiante.
    Conhecia e cantei todas as canções do espetáculo. Canções essas que embalaram momentos especiais em minha vida e marcaram minha alma.
    Um privilégio também, assistir esse maravilhoso espetáculo junto a minha mãe de 87 anos. Não tem preço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário