Prazer, Leandro

Leandro Bertoldo Silva

Leandro Bertoldo Silva é formado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católoca de Minas Gerais – PUC/MG e membro titualr da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Escritor independente, Leandro é artesão de palavras e criador de livros feitos à mão. Sua obra transita entre a literatura e a arte manual, explorando uma nova forma de escrever, produzir e compartilhar histórias — onde cada livro é único, feito com tempo, valorizando a experiência e afetividade da leitura.

Acredita na escrita como um ato de liberdade e no livro como objeto vivo. Com uma linguagem estética autoral, seu trabalho propõe uma nova perspectiva do fazer literário a inspirar novas gerações de autores e leitores a criarem e absorverem histórias com autonomia e profundidade.

SEJA BEM-VINDO, SEJA BEM-VINDA AO BLOG DA ÁRVORE DAS LETRAS

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NESSA JORNADA COM AS LETRAS

Você já passou pela experiência de desejar algo ardentemente e, de repente, perceber que já a possuía há tempos e não se dava conta disso? Pois é, isso aconteceu comigo… Eu sou fruto de uma árvore!

Sempre admirei as pessoas cuja forma de vida se assemelha intimamente com aquilo que acreditam. Quantas pessoas você conhece que vivem uma vida que não querem? Eu sempre quis ser escritor sem saber ao menos o que isso, de fato, significava. E é exatamente aqui que a minha vida se funde com um pé de ameixa…

Eu tinha 7 anos quando a minha brincadeira preferida era subir em um pé de ameixa que ficava na casa da minha avó, e lá ficar horas viajando pelas páginas dos livros que levava comigo, usando os  galhos da árvore como estantes. Eu não tinha uma ideia muito clara do que aquilo representava, mas eu também queria inventar histórias. Foi assim que se deu o meu contato com a literatura.

Para mim livros é a minha razão de vida. Os primeiros que li foram os clássicos “Cinderela” e “O Caso da Borboleta Atíria”, da antiga coleção Vaga-Lume. Lia-os de cima do pé de ameixa sempre na companhia de outros livros que, com o passar dos anos, foram ficando mais “robustos”. A partir de José Lins do Rego fui descobrindo uma infinidade de outros escritores e escritoras, e entre as muitas coisas que me ensinaram, está o fato de eu querer profundamente estar entre eles, fazendo parte do mundo das histórias, dos poemas, dos romances, dos contos, das crônicas, pois aquilo tudo me encantava. 

Embora o pé de ameixa já não exista mais, o que mais me deixa feliz é que anos depois, já formado, casado e pai, recriei o mesmo pé e dei a ele o nome de Árvore das Letras, que hoje é a minha escola-ateliê e editora sustentável, por onde escrevo e publico os meus livros, coletâneas, confecciono cadernos artesanais e ministro vivências e oficinas literárias.

Devo dizer que nada disso teria acontecido se não fossem muitas pessoas que entenderam o meu amor pelos livros e pelo pé de ameixa. Essa árvore me acolheu como um fruto, cuidou de mim e dos meus sonhos, afagou a minha imaginação e moldou a minha existência com livros de tal maneira que digo sem hesitação que eu sou essa árvore e essa árvore sou eu.

Entre e fique à vontade!

Leandro Bertoldo Silva

LIVROS

Para sempre, amanhã
– Crônicas –

Janelas da Alma – uma tempestade íntima, um conflito, um retorno
– Romance –

Entrelinhas contos mínimos
– Contos –

Relicário Pessoal – haicais
– Poesia –

O menino que aprendeu a imaginar
– Literatura infantil –

Histórias de um certo Aarão e outros casos cotados – das histórias e lendas de Belo Horizonte recontadas por um segurança que recebia, em seu serviço, a visita ilustre do fantasma de Aarão Reis
– Romance –

CONTATO

Estou sempre disponível para colaboração em projetos literários e parcerias. Se você quiser conversar sobre literatura independente, livros, publicações e edições ou mesmo sobre mediação de leitura e contação de histórias, fique à vontade para entrar em contato.