VIVENCIANDO A LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA

IMG-20181129-WA0005

Por Leandro Bertoldo Silva

Mais um ano concluído!

No final de novembro, finalizamos com muito proveito o nosso curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita e ficamos muito felizes com a presença de todos os alunos, dos pais, inclusive, que é o nosso maior elo na construção da aprendizagem.

Ficamos muito satisfeitos por verificarmos o quanto os resultados foram perceptíveis pelos pais e quanto os alunos se desenvovleram dentro do que foi proposto para cada turma.

Para que todos saibam o que de fato é este curso e o porquê já estamos entrando no sexto ano consecutivo deste trabalho com um índice de satisfação imensa por todos que passaram, que passam e estão passando por ele, resolvi falar um pouquinho aqui sobre tudo isso. Tenho certeza que entenderão o motivo de tanto prazer…

O QUE É ESCREVER?

Escrever é uma habilidade necessária para todas as pessoas e, particularmente, para quem estuda. Para escrever com clareza é necessária uma anterior organização lógica do pensamento, podendo-se concluir que sem o pensamento logicamente ordenado não pode haver redação clara, inteligível. Isso significa que ensinar a escrever equivale a ensinar a pensar, tarefa obviamente impossível; no entanto, sugerir técnicas ou práticas que favoreçam o desenvolvimento do processo de redação é tarefa possível.

A redação de um bom texto exige grande domínio do pensamento sobre as palavras. É preciso “capturá-las”, escolhê-las adequadamente, dominá-las para ordená-las em frases e parágrafos, como quem monta uma espécie de quebra-cabeça.

20160317_170045

É com este objetivo que o curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso do vocabulário adequado, bem como o caminho para a solução dos erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns encontradas nas redações.

20170919_164015

Porém, antes disso, faz-se necessário voltarmos nossos olhos para a leitura, que é a “matéria-prima” de nossas ideias, da riqueza de nossos pensamentos e fortalecimento de nossa visão de mundo. É ela que nos mune de “ferramentas” para um bom texto. Tão importante quanto escrever é saber ler e interpretar para que, através dessa prática, possamos alcançar qualidade em nossos argumentos e transpô-los para o papel.

20161129_190514

A ênfase do curso, portanto, privilegia a leitura, a interpretação e a redação de diversos tipos de textos. No entanto, para atingir esse objetivo, tomamos o caminho inverso do comumente usado, isto é, ao invés de partirmos das técnicas para alcançarmos o prazer da escrita, iniciamos exatamente utilizando o prazer das palavras para encontrarmos o caminho das técnicas, preparando o aluno para alcançar resultados satisfatórios e práticos na arte de escrever bem. Para isso, utilizamos vários exercícios práticos de escrita orientada para que o aluno perceba as artimanhas da escrita e seus diversos caminhos ou, como diz Ronald Claver, autor do livro A Arte de escrever com Arte, as artes e manhas do gato. Por isso é que antes das palavras ganharem o papel elas são literalmente desenhadas, além de servirem como fonte de dinâmica e de brincar.

20180402_171245

IMG-20181129-WA0011

O curso conta ainda, além de um estudo específico de ortografia e frase, oração e período, com diversas dinâmicas de leitura individual e em grupos com o objetivo de estimular essa prática, auxiliar o desenvolvimento de habilidades de atenção e observação, incentivar a organização e a expressão de ideias, estimular o aumento e a fixação de vocabulário e incentivar a criatividade; tudo isso para alcançar o seu objetivo final, que é levar o aluno a produzir com mais propriedade redações de cunho narrativo, descritivo, dissertativo, informativo, publicitário, acadêmico e literário.

MAS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO!

Todos que passam pela Árvore das Letras aprendem que escrevemos não para fazer uma prova no final de ano ou melhorar as notas na escola…

ESCREVEMOS POR QUE SOMOS SERES HUMANOS E, COMO TAIS, TEMOS A NECESSIDADE DE CONTAR E DEIXAR REGISTRADAS NOSSAS HISTÓRIAS!

IMG-20180420-WA0010

MUITO ALÉM DO TEXTO!

 

Levando-se em conta que o resultado de um texto está intimamente ligado com a qualidade emocional e vivencial de quem o escreve, leva-nos a certificar que o ser humano é feito de corpo e alma e, sendo assim, não podemos manter, nos tempos atuais, a ideia de mente separada do corpo e das emoções. Portanto, durante o curso, os alunos contam com o apoio da Terapeuta Floral e artista Geane Matos que, através dos florais, atua no equilíbrio mental e emocional dos alunos em encontros agendados.

Nossa experiência mostra que essa prática apresenta resultados significativos em nossos alunos, como é em várias partes do mundo. A terapia com flores é um tratamento natural que utiliza a essência retirada das flores, usado por via oral, para auxiliar em várias questões. Como não é medicamento, não possui contraindicações nem efeitos colaterais. A fórmula base utilizada é a fórmula do estudante que estimula a concentração no aprendizado, a memória e a força de vontade, além da organização e da perseverança nos estudos.

E VAMOS ALÉM…

No início de cada aula, que tem a duração de uma hora e meia, passamos pela prática da meditação como forma de buscar a concentração e o estado ideal para que os conteúdos, as dinâmicas, as leituras e as escritas a seresm realizadas sejam vivenciadas de maneira profunda e atenta, mantendo os alunos presentes e com a consciência calma. Só assim atingimos a concentração ideal para a aprendizagem.

20170621_160821

Este é o curso Vivenciando a Linguagem, Leitura e Escrita! Ficamos muito felizes com tudo isso… E vamos em frente!

Forte abraço!

Leandro Bertoldo Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s